Fórum Monte Verde
16 de abril - segunda–feira 18:00h


18h documentário
O Encontro com Milton Santos
20h palestra
Eleição e Cidadania - Voto Consciente
Silvia Cosac – Rosangela  Giembinsky
21h apresentação cultural


Café Bistrô
Apoio cultural 
CaféBistrô – CoffeePotCafeteria - PousadaNicoOnTheHill
Entrada Franca
35 8459 4825




1- Documentário - Encontro com Milton Santos



Milton Almeida dos Santos - 3 de maio de 1926 – 24 de junho de 2001 - foi um geógrafo brasileiro. Apesar de ter se graduado em Direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970.

Em 1961, o presidente Jânio Quadros o nomeia para a subchefia do Gabinete Civil, tendo viajado a Cuba com a comitiva presidencial - o que lhe valeu registro nos órgãos de segurança nacional após o golpe de 1964.

Em função de suas atividades políticas junto à esquerda, Milton foi perseguido pelos órgãos de repressão da ditadura militar. Seus aliados e importantes políticos intervieram junto às autoridades militares para negociar sua saída do país, após ter cumprido meio ano de prisão domiciliar. Milton achou que ficaria fora do país por 6 meses, mas acabou ficando 13 anos. Milton começa seu exílio em Toulouse, passando por Bordeaux, até finalmente chegar em Paris em 1968, onde lecionou na Sorbonne.

Após seu regresso ao Brasil, lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) até 1983. Em 1984 foi contratado como professor titular pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), onde permaneceu mesmo após sua aposentadoria.


Sua obra O espaço dividido, de 1979, é hoje considerado um clássico mundial, onde desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento urbano nos países subdesenvolvidos. Suas idéias de globalização, esboçadas antes que este conceito ganhasse o mundo, advertia para a possibilidade de gerar o fim da cultura, da produção original do conhecimento - conceitos depois desenvolvidos por outros.

Por uma Outra Globalização, livro escrito por Milton Santos dois anos antes de morrer, é referência hoje em cursos de graduação e pós-graduação em universidades brasileiras. Traz uma abordagem crítica sobre o processo perverso de globalização atual na lógica do capital, apresentado como um pensamento único. Na visão dele, esse processo, da forma como está configurado, transforma o consumo em ideologia de vida, fazendo de cidadãos meros consumidores, massifica e padroniza a cultura e concentra a riqueza nas mãos de poucos.


As velhas noções de centro e periferia já não se aplicam, pois o centro poderá estar situado a milhares de quilômetros de distância e a periferia poderá abranger o planeta inteiro. Daí a correlação entre espaço e globalização, que sempre foi perseguida pelos detentores do poder político e econômico, mas só se tornou possível com o progresso tecnológico. Para contrapor-se à realidade de um mundo movido por forças poderosas e cegas, impõe-se, para Santos, a força do lugar, que, por sua dimensão humana, anularia os efeitos perversos da globalização. Estas idéias são expostas principalmente em sua obra A Natureza do Espaço.

2-Palestra - Eleição e Cidadania - Voto Consciente                                            
Silvia Cosac – Rosangela Giembinsky

Em 1987, durante plena discussão da nova Constituição, um grupo de pessoas insatisfeitas com o rumo da política brasileira decidiu trocar a indignação e angústia pela ação efetiva: verificar o que estavam fazendo os políticos eleitos para resolver os complexos problemas coletivos.
Acreditando na importância do voto consciente e na necessidade de cobrar e acompanhar o trabalho dos nossos representantes políticos, eleitos pelos cidadãos, fomos à Câmara Municipal de São Paulo iniciar o acompanhamento diário das atividades dos vereadores. "O que querem?", "Estão a serviço de quem?", foi a reação inicial dos parlamentares.
Explicávamos que éramos apenas cidadãos que queriam saber sobre os projetos em pauta, as propostas e soluções para os problemas da cidade. Neste princípio, não havia nem o hábito do debate democrático em plenário, poucos eram os vereadores que estavam presentes em todas as sessões, poucos compareciam a todas as votações, poucos discutiam os projetos nas comissões de estudos.
O Movimento Voto Consciente marcou sua presença na discussão e elaboração da Lei Orgânica do Município de São Paulo, vigente até hoje. Também passamos a acompanhar os deputados estaduais na Assembléia Legislativa de São Paulo e hoje temos vários núcleos e parcerias com outras entidades em cidades de todo o Brasil.
O Movimento Voto Consciente vem se destacando desde sua fundação como pioneiro num projeto amplo de interiorização pelo Brasil. Ao mesmo tempo em que desenvolvia metodologias cada vez melhores para o acompanhamento e avaliação do Legislativo e dos legisladores, sempre atuamos, direta e indiretamente, para estimular e auxiliar na formação de novos núcleos e grupos em outras cidades do país.
Como resultado deste trabalho, temos contato com grupos em mais de 200 cidades que, desenvolvendo-se ou não com o nome de "Voto Consciente", transformaram-se todos em verdadeiras referências de promoção da cidadania e controle social.
Com o objetivo de arrefecer esse cenário preocupante o Movimento Voto Consciente elege a educação política como uma de suas grandes bandeiras. Para tanto, enquanto não assistimos esse conteúdo formalmente oferecido nas escolas, desenvolvemos diversos projetos, todos eles com caráter SUPRAPARTIDÁRIO, ou seja, sem defender qualquer bandeira ideológica ou legenda. Dentre nossas principais ações estão: Palestras - Cursos de política - Curso de Webcidadania - Curso de Iniciação Política à distância - Fóruns de Cidadania - Programas de educação política em empresas - Programa Cidadania Ativa. Artigos e Trabalhos - Breve História da Corrupção no Brasil - Votos válidos, votos nulos e votos em branco - Cúpula das Américas - O Mito da Renovação.

                           




Comissão organizadora


1-Ernani Maurício Fernandes – produtor cultural - escritor
2-Maria Beatriz Nogueira da Silva Caira – historiadora - empreendedora
3-Antonio Augusto Pereira Queiróz – jornalista- empreendedor
4- Marcos Dias Santos – empreendedor
5-Angélica Carlini – advogada – educadora
6-Fernando Malta – empreendedor
7- Mônica Milev - empreendedora
8-Rafaela Teodoro de Oliveira – educadora
9-Robert Alexsander – editor gráfico
10- Deasir da Costa Avila Junior – garçom
11- Saulo Vieira – educador – diretor
12- Vitor Mesquita - estudante – empreendedor
13- Eloisa Fernanda Nunes Fagundes – garçonete - estudante



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua mensagem será enviada ao moderador.
Não serão aceitos comentários com:
Palavrões,qualquer forma de preconceito, e ofensas pessoais.

Por favor assine seu comentário

Obrigado!!!